Marketeira de Lula acusa governos de sabotar educação, mas ignora responsabilidade petista
Ana Elisa afirma que o sucateamento da educação é intencional. A fala expõe contradições e retoma a cobrança por resultados no ensino público.
A deputada federal eleita Ana Elisa (PT-MG), que ganhou projeção nas redes sociais e passou a atuar na estratégia digital da campanha de Lula, ofereceu uma explicação conveniente para a crise da educação brasileira: segundo ela, o sucateamento das escolas públicas seria parte de um projeto político deliberado para impedir que pessoas pobres e negras conquistem posições de destaque na sociedade.
Durante participação no podcast Podpah, Ana Elisa afirmou que faltariam infraestrutura para professores e alunos porque determinados setores desejariam manter a educação pública em condições precárias. Quando o apresentador sugeriu que isso parecia planejado, ela concordou: “É pensado, é caso pensado”.
A declaração, registrada pelo portal Área VIP em 20 de outubro, transforma um problema complexo em uma acusação abrangente. Em vez de apresentar evidências de uma estratégia coordenada para sabotar o ensino, a petista atribui a precariedade educacional a uma intenção política histórica.
O problema é que essa narrativa esbarra na trajetória do próprio partido ao qual pertence.
O PT governou o Brasil de 2003 a 2016 e voltou à Presidência em 2023. Portanto, se existe um projeto histórico de manutenção da educação pública em condições precárias, a pergunta inevitável é: qual foi a responsabilidade das administrações petistas em sua continuidade? A explicação de Ana Elisa não esclarece essa contradição.
Mais dinheiro não responde a todas as perguntas
A discussão sobre educação no Brasil frequentemente se concentra em orçamento, ampliação de programas, acesso à universidade e valorização de determinadas políticas públicas. Esses temas importam, mas não substituem uma questão elementar: o aluno está aprendendo?
O relatório Education at a Glance 2026, divulgado pelo Inep com dados da OCDE, informa que as despesas governamentais brasileiras com educação corresponderam a 4,5% do PIB em 2023, acima da média de 4% registrada pelos países da organização naquele ano. Isso não significa que os recursos sejam suficientes ou bem distribuídos. Significa que o debate precisa examinar também a eficiência do gasto e seus resultados.
Os indicadores de aprendizagem mostram a dimensão do desafio. No Pisa 2022, apenas 27% dos estudantes brasileiros de 15 anos alcançaram ao menos o nível básico de proficiência em matemática, diante de 69% na média da OCDE. Em leitura, o percentual brasileiro foi de 50%, contra 74% na organização.
Esses números não autorizam atribuir toda a responsabilidade a um único partido ou governo. Demonstram, porém, que a crise exige mais do que explicações sobre interesses políticos e pedidos genéricos por mais investimentos.
A educação desaparece no debate sobre educação
O ponto mais revelador da fala de Ana Elisa é a ausência de uma discussão concreta sobre o que acontece dentro das escolas. Onde estão as propostas para melhorar a alfabetização, recuperar a aprendizagem, formar professores, combater a evasão, avaliar métodos de ensino e garantir que os estudantes dominem português e matemática?
A desigualdade social interfere nas oportunidades educacionais, e a qualidade da infraestrutura escolar é parte importante do problema. Mas reconhecer essas dificuldades não dispensa a cobrança por metas, avaliação e resultados. Uma escola pode receber mais recursos e continuar falhando se não houver boa gestão, acompanhamento pedagógico e condições para que o professor ensine.
Também é preciso separar duas afirmações diferentes: dizer que há escolas precárias é descrever uma realidade; afirmar que essa precariedade é deliberadamente produzida para impedir a ascensão de determinados grupos é atribuir uma intenção que precisa ser demonstrada.
Ana Elisa escolheu a segunda explicação sem apresentar, na fala reproduzida pela reportagem, evidências suficientes para sustentá-la.
No fim, sobra uma contradição difícil de ignorar: uma representante de um partido que esteve por anos no comando do governo federal atribui a crise a um projeto histórico de sabotagem, mas não explica o que as administrações de seu próprio campo político fizeram para superá-la.
A educação brasileira precisa de recursos, sim. Precisa também de responsabilidade, gestão e compromisso com a aprendizagem. O estudante que termina a escola sem saber interpretar um texto ou resolver problemas matemáticos não precisa de mais uma disputa de narrativas. Precisa de ensino de qualidade.




